Visual Kei

É nada menos que um estilo da música japonesa, que surgiu no Japão, na década de 80. É um gênero derivado do rock e do punk [entre outros] que chama muita atenção pela maneira no mínimo extravagante em que os integrantes das bandas se vestem. E diferente do que a maioria das pessoas pensam , o visual kei não tem absolutamente nada haver com a sexualidade de seus adeptos.
Dentro desse estilo, existem vários subgêneros usados para definir o estilo musical de cada grupo:

Kotevi kei

O kotevi kei tem tendência a dar mais ênfase à presença de palco do que a performance musical em si, sendo caracterizado pelo uso de roupas esplendorosas e vistosas. As bandas atuam predominantemente na cena indie (independente), com poucos grupos atuando como major.Dentro do kotevi kei podemos distinguir ainda o "kuro kei (grupo preto)" e o "shiro kei (grupo branco)". O kuro kei é caracterizado pelo seu som pesado e obscuro e por suas composições mais rápidas, enquanto que o "shiro kei" é voltado para um som melodioso e composições "limpas".

Kurofuku kei

Segundo o nome, é um estilo cuja base é formada pelas roupas com elementos pretos. Refere-se a bandas do final da década de 1980 e da primeira metade da década de 1990, que possuíam um estilo mais obscuro, com possível referência ao gótico. 

Soft visual kei

São bandas que utilizam como fundamento roupas pouco chamativas e maquiagem leve. É o estilo de visual que possui o maior número de fãs homens. 

Oshare kei

Encaixam-se neste rótulo bandas que se vestem com roupas "fashion".No oshare kei, é comum ouvir composições mais pop e "coloridas" do que as de outras bandas, incorporando uma tendência de um ritmo mais variado.

Koteosa kei

 estilo para o qual o oshare kei teria "evoluído". Tanto pela aparência quanto pela música, pode-se pensar que é resultante da fusão de oshare e kotevi kei.

Iryou kei

Nome dado às bandas que chegaram a usar aparência que remete a uma atmosfera médica, como roupas de hospital, gazes ou curativos de olhos.


Algumas bandas são:
 Malice Mizer, Lareine, Alice Nine, The GazettE, Nightmare, Vidoll, Phantasmagoria, Moi dix Mois, X Japan, Due le Quartz, Versailles, Danger Gang, Antic Café, Dir en Grey, etc.


Para nós ocidentais, esse gênero só foi "descoberto" no começo desta década, sendo que no Brasil baronil atrasadio isso só aconteceu por volta de 2006. Um dos primeiros shows de visual kei realizado no Ocidente de que se tem notícia ocorreu com a banda DuelJewel na cidade de Houston, Texas, Estados Unidos, em 2002. 



1 comentários:

Higor disse...

Nori nori nori, singing for the glory para para dancing eurobeat uoo oo (8) 8DDDDDDDDDDD

Postar um comentário

Back to Top