Ainda não abandonei o blog \o. Devido a um batalhão de problemas pessoais fiquei sem postar direito esse mes (coisa que o mês ja acabou ¬¬') é que provavelmente não postarei nada em uma ou duas semanas :x Maaaaas, aproveitando que to on...
A depressão é uma doença e como qualquer outra, precisa de tratamento. Na deprê a pessoa se sente triste, vazia, não consegue encontrar uma "razão" para continuar vivendo e acaba abandonando a escola, os amigos... a vida.
Como ela surge?
As causas da depressão são inúmeras e controversas. Talvez a explicação mais correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, separação dos pais, rejeição, drogas, problemas na escola e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença. A Mania corresponde ao oposto da depressão.
- Tristeza ou sensação de vazio
- Pessimismo, falta de esperança
- Perda de energia, cansaço
- Alteração do apetite ou sono (para mais ou menos)
- Dificuldade de concentração
- Auto-agressão
- Pensamentos de suicídio e morte
- Medo de executar certas tarefas ou medo do que possa acontecer se falhar
- Crises de choro
- Isolamento
- Dificuldade de terminar as coisas que começou
....
Níveis de depressão
Depressão leve: apesar de todo o sofrimento, a pessoa continua a vida normalmente.
Depressão moderada: existe certa dificuldade em manter as atividades normais do dia-a-dia.
Depressão grave: a pessoa se torna um "morto-vivo". A vida praticamente para: ela ja não sente vontade de fazer nada e pode rolar delírios, alucinação e até o suicídio.
Lembrando que qualquer nível de depressão pode ser perigoso .-.
Como é o tratamento?
O tratamento geralmente envolve uma medicação antidepressiva receitada por pelo menos 12 meses para evitar recaídas e algumas vezes acompanhada de psicoterapia. A eletroconvulsoterapia (ECT) é utilizada para indivíduos que não tiveram resposta satisfatória ao tratamento medicamentosos. A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) pode ser uma alternativa para os pacientes resistentes aos medicamentos.
Praticar exercícios regularmente e participar de atividades desportivas e sociais tb podem ajudar a sair dessa.
O tratamento dura cerca de um ano e pode variar de acordo com o nível depressivo de cada um. Algumas pessoas nunca mais se sentem deprimidas, mas em alguns casos é preciso tomar medicamentos por toda a vida.
0 comentários:
Postar um comentário