0

Tatuagens 1

História
É provavel que as tatuagens tiveram sua origem com marcas de cicatrizes adquiridas em guerras, lutas corporais e caças. Essas cicatrizes eram motivo de orgulho e reconhecimento ao homem que as possuísse, pois representavam força e vitória.
A partir da idéia de que essas marcas eram sinônimo de vitalidade, o homem passou a marcar-se voluntariamente e com o tempo as cicatrizes sem sentido deram lugar a criação de desenhos com o uso de tintas vegetais e espinhos para introduzi-las à pele.
Na era moderna, a tatuagem representou marginalidade. Ela voltou a ser questão de relevância na sociedade atual ao ser utilizada por artistas de música, cinema...
Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas, uma bela obra de arte.

Como são feitas
Basicamente as tatuagens são feitas com pigmentos importados de origem mineral, com agulhas específicas para tatuar, descartáveis e nunca reutilizadas (mesmo que seja na própria pessoa). A fixação dos pigmentos na pele ocorre através de um processo inflamatório local, mas sem complicações secundárias. Esse processo caracteriza-se pela vermelhidão e inchaço no local, variando de pessoa para pessoa, no prazo de aproximadamente 72 horas.
Nem msm os aparelhos de barbear utilizados para depilar o local da tatuagem devem ser reaproveitados. O tatuador deve usar luvas e máscara para procedimentos, para evitar uma possível infecção ou até a contaminação por doenças. 

Cuidado pós-tatuagem
Após a tatuagem ser confeccionada, é necessário se fazer um curativo no local com uma pomada que contenha o ácido dexpantenol, cuja função é a reconstituição da pele. A proteção da região tatuada de infecção e lesões também deve ser feita cobrindo com um filme plástico e, deve ser repetida, principalmente se a tatuagem for confeccionada em uma região onde possa sofrer pressões através de roupas, calçados, etc. 
Quanto mais recente a tatuagem for exposta ao sol, mais ela perderá a sua nitidez.
Além do curativo, a limpeza do local é muito importante e só deve ser realizada com águasabão neutro ou sabonete. Nunca devem ser utilizados produtos químicos como, por exemplo, água oxigenadaálcool, etc.
   Caso apareça uma casquinha no local, ela NÃO deve ser retirada.

Significados de alguma tatuagens
#Anjos : O significado original dos anjos os aponta como mensageiros divinos, aqueles que trazem as mensagens de Deus aos homens. Podem significar,proteção e protetor, criança educada e acomodada um verdadeiro "anjinho", ou mesmo uma pessoa repleta de virtudes.
Vale lembrar que existem anjos do mau. tendo nesse caso o significado ao contrário dos anjos de Deus.
#Borboleta : símbolo da liberdade e da metamorfose ou transformação. Na China, ela representa alegria e felicidade no casamento.
#Cruz : Normalmente de simbologia religiosa, as tatuagens de cruz representam na cultura pagã o equilíbrio das forças da natureza. Para os Cristãos representam o amor e o sacrifício por amor. Como conotação negativa se coloca a cruz de ponta cabeça, de cabeça para baixo, representando o desejo de coisas materiais, o materialismo em si. Como se o indivíduo tivesse a cabeça voltada para a terra em detrimento das coisas celestes.
#Coração : O significado de tatuagens de coração podem variar entre amor, paixão , amizade, religiosidade, misticismo ou mesmo decepção no amor e uma mágoa causada por paixão rompida.
O Coração com punhal representa normalmente uma forte mágoa ou perda de algum ente querido. O coração rachado é símbolo claro de um amor que o magoou , ou traiu.
#Estrelas : O significado de uma tatuagem de estrela é amplo e variado. Podem representar a sorte em forma de amuleto ou patuá, simbolizando a estrela-guia que protege e conduz.
Uma estrela pode também ter conotação religiosa, como é o caso da estrela de David e dos 
pentagramas usado na magia negra.
A estrela Náutica normalmente é relacionada a viagens, aventuras e o desconhecido.
#Lua : Símbolo do feminino . A Lua representa renascimento, regeneração e poderes mentais
#Ossos : Representam o alicerce ou a base que sustenta. Costumam também representar a resistência, a capacidade de suportar os fardos mais pesados que a vida é capaz de lhe dar.
#TribalO termo "Tribal" forma cobrir com uma incrível coleção de traços o corpo. Usado por indígenas ou guerreiros do passado afim de aprontar-se para a guerra ou cerimônia religiosa. A 
tatuagem tribal também demarcava posição entre essas sociedades. 


              ... Continua :B

0 comentários:

Postar um comentário

Back to Top