Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar". O bullying se divide em duas categorias: direto (que é a forma mais comum entre os agressores masculinos) e indireto (sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima)
Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros, como:
Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.
Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedades
Espalhar rumores negativos sobre a vítima.
Depreciar a vítima sem qualquer motivo.
Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.
Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelobully.
Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda,nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.
Isolamento social da vítima.
Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc).
Chantagem.
Expressões ameaçadoras.
Grafitagem depreciativa.
Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com frequência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").
- Com o passar do tempo, as vítimas de bullying tanto podem se recuperar destes traumas sofridos durante o período escolar, como podem desenvolvê-los mais e mais, até entrarem num ponto irreversível, causando até mesmo o suicidio ;o
- Vale lembrar que o bullying não é praticado apenas nas escolas, como também nos bairros (entre vizinhos), locais de trabalho, pela política (quando um país decide impor sua vontade a outro), etc...
- Na maior parte do mundo, incluindo o Brasil, ainda não existe uma punição para os bullies (quem pratica o bullying), fazendo com que essas agreções se tornem mais frequentes.
Na série "Todo mundo odeia o Chris", um garoto negro (Chris), constantemente sofre abuso de um moleque branco (Caruzzo), seja físico ou psicológico. Acho que todo mundo conhece a história, nééh?!
0 comentários:
Postar um comentário